pessoas se conectando por túnel privado

Muito se fala sobre VPN, mas por quê?

VPN, ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual – em uma tradução livre para português), é uma tecnologia que permite a conexão segura à internet por meio de uma rede privada. Em essência, as VPNs criam um túnel seguro e criptografado entre o seu dispositivo e um servidor remoto operado por um provedor de serviços VPN.

Parece complicado? Vamos simplificar com um exemplo prático:

Imagine que você é uma criança e a internet é um enorme parque cheio de brinquedos, jogos e doces. Mas também tem algumas pessoas más que podem pegar seus doces ou mesmo impedir que você jogue alguns jogos.

Agora, pense numa VPN como um túnel mágico e invisível que te leva diretamente para os brinquedos, jogos e doces que você quer, sem que as pessoas más possam ver você ou pegar seus doces. E o melhor, mesmo que alguém diga “Esse doce é só para crianças que moram perto do escorregador”, você pode usar o túnel mágico para parecer que está lá, e conseguir o doce!

Então, resumindo, a VPN é como um túnel secreto que te mantém seguro enquanto você se diverte no grande parque da internet.

O que acontece quando o usuário se conecta a uma VPN?

Quando um usuário se conecta a uma VPN, o software do serviço VPN estabelece uma conexão segura com um servidor VPN. Este servidor atua como um intermediário entre o usuário e a internet.

pessoas se conectando por túnel privado

Todas as informações que passam por esta conexão são criptografadas, o que significa que os dados são transformados em um código que só pode ser decifrado com a chave correta. Esta criptografia torna muito mais difícil para qualquer pessoa (como hackers, governos ou provedores de internet) interceptar e entender essas informações.

Depois que a conexão segura é estabelecida e os dados são criptografados, eles são enviados através do “túnel” para o servidor VPN. O servidor então descriptografa os dados e os envia para o destino na internet. O site ou serviço online que o usuário está acessando verá o endereço IP do servidor VPN, e não o IP do usuário, preservando assim o anonimato do usuário.

Este processo também ocorre na direção oposta: os dados recebidos do destino na internet são criptografados pelo servidor VPN, enviados através do túnel, chegando ao usuário que, através do software VPN, descriptografa e recebe os dados.

Por que as pessoas estão usando?

Como as VPNs ocultam seu endereço IP e podem ocultar sua localização geográfica, isso torna mais difícil para os sites rastrearem sua navegação e identificarem você, o que traz privacidade para a conexão. Algumas redes, como escolas, empresas ou mesmo alguns países, podem bloquear o acesso a certos sites ou serviços online. Com uma VPN, você pode contornar essas restrições, pois a conexão parece vir do servidor VPN e não da sua localização atual. Da mesma forma, alguns provedores de internet podem limitar a velocidade de sua conexão ao detectar que você está usando certos serviços, como streaming de vídeo. Como as VPNs criptografam seus dados, torna-se mais difícil para seu provedor de internet detectar e limitar seu uso desses serviços. Se a velocidade é um ponto importante para você, priorize a escolha da VPN mais rápida disponível, pois assim você vai conseguir maximizar o benefício.

Ao criptografar seus dados, as VPNs protegem suas informações contra interceptação e espionagem. Isso é muito útil ao usar redes Wi-Fi públicas, que nem sempre são seguras.

Mas uma das maiores motivações, sem dúvida está na possibilidade/desbloqueio de acesso a conteúdo geograficamente restrito. Alguns serviços de streaming de vídeo, por exemplo, oferecem diferentes conteúdos dependendo do país em que você está. Com uma VPN, você pode parecer estar em um país diferente, dando acesso a conteúdos que, de outra forma, estariam indisponíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *